Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O tabu dentro de casa

Mesmo com os avanços sociais, ter um filho ou filha homossexual ainda é muito complicado, pois a maioria afirma que não tem preconceito, mas que não aceita que isso aconteça dentro de sua casa.


A dificuldade em aceitar um filho homossexual é compartilhada por muitas famílias e é sobre a forma de se lidar com isso que a professora Edith Modesto concedeu uma entrevista à Revista Época do dia 07 de maio de 2009.

Modesto, 71 anos, criou a ONG Grupo de Pais de Homossexuais depois de descobrir que um de seus filhos é gay. A ONG visa atender e ajudar não só os pais, mas toda a família que sofre com essa descoberta. 

Segundo ela, os homossexuais são menos expulsos de casa nos dias de hoje porque os pais também sofrem a pressão de não poderem ser “caretas”, radicais e intransigentes. O problema é que o mal-estar dentro de casa acaba ficando pior que o fora dela.

A aceitação dos pais pode passar por etapas como a de achar que é só uma fase, um problema psicológico ou até mesmo safadeza pura e simples. Outros preferem compreender os filhos e tentar entender mais sobre o assunto. É comum as mães procurarem explicações genéticas a fim de eximir de si a culpa que carregam pensando na vertente da Psicologia que costuma colocar a mãe como determinante nas opções feitas pelo filho.

3 comentários: